Homens são menos propensos a buscar tratamento para HIV — UNAIDS

Homens são menos propensos a buscar tratamento para HIV — UNAIDS

O CTA atende de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 12h, prestando serviços de aconselhamento individual e coletivo, realização de testes de HIV, Hepatites B e C, tratamento de DSTs, além da distribuição de preservativos.

Conforme a Secretaria de Saúde do Ceará, saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo.

Nem todas as pessoas infectadas pelo HIV terão Aids a médio ou curto prazo.

O número de infecções pelo HIV entre pessoas de 20 a 34 anos em Santa Catarina saltou de 757 em 2014 para 1.051 em 2015 e 1.080 em 2016, um aumento de 43% em três anos. Quando as pessoas não estão em tratamento, elas são mais propensas a transmitir o HIV. A Semusa tem reforçado as ações de prevenção a doença e a ampliação do acesso ao diagnóstico rápido. "Eles se protegem, protegem seus parceiros sexuais e protegem suas famílias". "Essa situação coloca a Aids entre as cinco principais causas de morte do Estado, mesmo assim, os números comprovam uma queda de 30% na taxa de incidência de Aids nos últimos 10 anos e uma redução nas taxas de mortalidade de 72% em 20 anos". O Ministério faz uma diferenciação entre esses dois dados. A maioria (quase 80%) das pessoas recém-diagnosticadas eram da parte oriental da região, 17% da parte ocidental e 4% da parte central. O total de novos casos notificados em 2016 é o menor dos últimos dez anos. Apesar disso, o uso de preservativo parece estar diminuindo na Austrália, na Europa e nos EUA. Além do tratamento para o HIV/Aids, também é realizado testes para detecção do HIV e sífilis, como outros exames necessários para o melhor acompanhamento do paciente e a dispensação de medicamentos antirretrovirais.

"Não podemos deixar a complacência se estabelecer", disse Sidibé. O HIV é notificado no momento do resultado do teste, se positivo. Para cada cinco meninos que convivem com a doença, são sete meninas da mesma idade que contraem o vírus. "Mas Santa Cruz acaba seguindo uma tendência nacional e estadual, o Rio Grande do Sul é o primeiro estado em número de casos no Brasil". Um estudo na África do Sul mostrou que 70% dos homens que morreram por complicações relacionadas à AIDS nunca procuraram cuidados para o HIV. A camisinha está disponível nas unidades básicas de saúde.

Ller este