Costa é uma raridade: "Um socialista bem sucedido", elogia jornal norte-americano

Costa é uma raridade:

Antecipando a política europeia para 2018, o jornal Político lista as 28 personalidades que mais devem contribuir para esses cenários antecipados e coloca o primeiro-ministro de Portugal no nono lugar.

A versão europeia do site americano Politico publicou esta quinta feira um ranking das personalidades com mais probabilidade de vir a moldar o futuro da Europa.

Num ano em que a "política está de regresso à Europa", segundo os editores do site de informação, oito das dez principais figuras são políticos que ocupam lugares de destaque. O primeiro-ministro é descrito como "o esquerdista bem-sucedido". "Depois de alcançar uma vitória retumbante nas últimas eleições autárquicas, entra em 2018 com esperança de fazer ainda melhor". O primeiro-ministro português surge em nono lugar.

Mas os políticos não estão sozinhos na lista dos 28.

O site Politico cita uma declaração de François Hollande sobre o Governo de Costa: "O que está a acontecer em Portugal é um exemplo do que se pode fazer com um programa de governo que é ao mesmo tempo credível e respeitador dos próprios valores", disse o ex-presidente francês.

A lista é liderada por Cristian Linder, líder do partido liberal alemão, seguido do ministro do Ambiente britânico e um dos membros do Brexit, Michael Gove, e da ministra do Trabalho francesa, Muriel Pénicaud.

Ller este