Casa Branca prestes a demitir Secretário de Estado — EUA

Casa Branca prestes a demitir Secretário de Estado — EUA

A Casa Branca deve anunciar, nas próximas semanas, a substituição do secretário de Estado, Rex Tillerson, pelo director da CIA, Mike Pompeo.

No caso de a escolha recair em Mike Pompeo, o seu substituto como diretor da CIA deverá ser Tom Cotton.

Não estava imediatamente claro se Trump deu aprovação final para o que seria a mudança mais significativa em seu governo desde sua posse em janeiro. Para além de ter chamado Trump de "débil mental", Tillerson chocou com Trump numa série de questões da responsabilidade, desde a forma como os EUA deveriam lidar com a ameaça nuclear da Coreia do Norte, o conflito do Qatar com os seus vizinhos árabes, ou o acordo com o Irão, e em Agosto, Trump terá dito que estava "farto" de Tillerson.

Trump tem criticado Tillerson principalmente por causa do suposto xingamento de "idiota", sua abordagem menos conflituosa sobre a Coreia do Norte e diferenças sobre a crise do Catar, disse um alto funcionário dos EUA.

A substituição de Tillerson estará a ser organizada pelo chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly - o plano de transição já foi desenvolvido e aponta para que a substituição ocorra o mais tardar no início do próximo ano. O senador republicano do Arkansas tem sido um dos principais apoiantes de Trump no Senado nos assuntos ligados à segurança nacional e à imigração.

Ller este