"Que os árbitros tenham coragem de parar nos jogos dos grandes" — Salvador

Não estamos sem os três grandes, queremos que estejam connosco, mas nesta fase é importante que este grupo mais reduzido. "As alterações que pretendemos não se fazem num dia", referiu Carlos Pereira, presidente do Marítimo.

impossível continuar assim".

Questionado sobre a possibilidade de árbitros de primeira categoria pedirem escusas de jogos, podendo, no limite, impossibilitar a realização da jornada na sua plenitude, o líder da equipa bracarense disse que "se há alguma paragem que a ser feita, que façam" "E que tenham coragem de parar os jogos dos três grandes, porque são eles que criam a confusão".

"A APAF [Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol] já fez ameaças deste género no passado e acabou por prevalecer o bom senso".

Perante a ameaça de uma paragem nos próximos jogos, os dirigentes dos clubes da 1.ª Liga pedem "bom senso" aos árbitros. "São eles que têm feito este ambiente", concluiu. "Não creio que tenhamos jornadas paradas, porque isso em nada vai beneficiar o futebol", considerou o responsável do emblema 'axadrezado'. Apenas Vitória de Guimarães, Vitória de Setúbal, Moreirense e Portimonense faltaram à chamada, mas, segundo António Salvador, as ausências foram "justificadas". Assim definiu António Salvador, presidente do Sp. Braga, o primeiro encontro do já denominado G-15, movimento de clubes da I Liga à margem dos três grandes, que teve lugar no Porto.

Os presidentes dos onze clubes da Liga presentes fizeram uma reflexão sobre o estado atual do futebol no país e prometeram ainda apresentar propostas concretas para a próxima reunião, de dia 29, quarta-feira.

Já Álvaro Braga Júnior, presidente da SAD do Boavista, disse ter saído desta reunião do G15 "confortado com a existência de propostas concretas, que serão, posteriormente, alinhavadas, para favorecer o futebol português, a Liga, a Federação e os clubes". "Queremos também os três grandes do nosso lado, mas esses clubes têm de perceber que os outros 15 fazem igualmente parte do campeonato", sustentou.

Ller este