Eleição antecipada seria melhor que governo de minoria na Alemanha

Eleição antecipada seria melhor que governo de minoria na Alemanha

"Os meus planos não incluem um governo minoritário".

Em princípio, analistas traçam três possíveis situações: ou Merkel tenta governar com uma coligação minoritária (se unindo aos Verdes, apenas), ou tenta persuadir o SPD de Schulz para formar uma coligação majoritária e poder governar com mais efetividade, ou novas eleições podem ser convocadas. "Não quero estar hoje a dizer 'nunca', mas estou muito cética e penso que a melhor maneira seria fazer novas eleições", disse. O líder do Partido Democrático Liberal (FDP, na sigla em alemão), Christian Lindner, anunciou na noite deste domingo que não foi possível, após semanas de conversas, chegar a um acordo com o partido da chanceler alemã, Angela Merkel, e com os verdes para dar início a negociações formais para a formação de novo governo, segundo a agência EFE. Nesta madrugada, depois de um mês de procrastinação e negociações, os conservadores de Merkel (CDU-CSU), os liberais (FDP) e os ambientalistas não conseguiram formar um governo de coalizão. "Meu objetivo é construir um governo estável".

Apesar de fragilizada politicamente, a chanceler afastou qualquer hipótese de demissão ou saída de cena.

"Estou pronta para servir por mais quatro anos", disse ela, afirmando que o fracasso da coalizão não é motivo para ela voltar atrás em sua promessa de servir como chanceler, e que é importante enviar um sinal de estabilidade.

Também nesta segunda, ele fez um apelo para que os partidos "estejam disponíveis para o diálogo para formar um novo governo em tempo curto".

Sem um acordo, as duas alternativas são a formação de um governo minoritário ou a convocação de legislativas antecipadas, decisões que competem ao presidente. O temor em torno da possibilidade da direita conservadora representada pela Alternativa para Alemanha (AfD) sair ganhar com uma nova votação foi desmentida por levantamentos feitos pela imprensa local, que aponta que hoje o resultado seria parecido ao de 24 de setembro, com um leve ganho aos Verdes.

Ller este