Android Pay chega oficialmente ao Brasil; veja se seu cartão é compatível

Android Pay chega oficialmente ao Brasil; veja se seu cartão é compatível

Agora, depois dos vários rumores, o serviço de pagamento da Google, o Android Pay, estreia-se oficialmente no Brasil, o primeiro país da América do Sul a receber esta benesse.

Sobre o modelo de negócio do novo serviço, Alessandro Germano, diretor de parcerias estratégicas do Google, acrescentou que o foco é em um modelo de fortalecimento da base Android no país e não necessariamente em gerar uma nova fonte de receita ao Google. Por enquanto somente a bandeira Visa do Banco do Brasil (crédito e débito), Caixa (débito), Neon (débito), Porto Seguro (crédito) e Brasil Pré-Pagos (débito) estão sendo aceitas. Itaú, Santander e Bradesco ainda não suportam o sistema. Com o Android Pay o número do cartão da pessoa não é utilizado. "Estamos investindo em uma série de produtos de inclusão digital em serviços financeiros no Brasil e o Android Pay é a nossa principal aposta em oferecer transações mais seguras em smartphones Android", comentou o executivo.

O funcionamento da plataforma é o mesmo visto no Samsung Pay, que já está presente no País.

Outra vantagem do Android Pay é a possibilidade de usar um cartão virtual - um recurso que mascara o número do cartão do usuário, criando um segundo número válido, que será utilizado nas transações. Basta cadastrar os cartões no aplicativo, seja de crédito ou de débito, e aproximar o celular - que precisa ser equipado com tecnologia NFC (Near Field Communication, ou comunicação de campo próximo, em português) - de uma máquina para pagamentos de cartão de crédito.

Além dos bancos, obviamente, é essencial estabelecer parcerias, que contam com o avall do Google para o Android Pay. Outras empresas e lojas que anunciaram a parceria com o sistema são a Kalunga, a Drogasil e a Casa do Pão de Queijo.

Para fazer os pagamentos utilizando o sistema é necessário um celular que possua um chip NFC e também ter o aplicativo Android Pay instalado, assim como os cartões cadastrados.

Sempre que alguma tecnologia envolve questões bancárias, métodos para tornar o sistema mais seguro são essenciais.

De acordo com Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, mais de 100 milhões de brasileiros terão acesso ao Android Pay, do total de 2 bilhões de usuários Android ativos no mundo. Foi a partir dessa versão que o Google implantou o HCE (Host Card Emulator), tecnologia que garante a segurança das operações, que explicamos acima.

Ller este