Novos secretários de Estado tomam posse este sábado, no Palácio de Belém

Novos secretários de Estado tomam posse este sábado, no Palácio de Belém

O Presidente da República deu este sábado posse, no Palácio de Belém, aos dois novos ministros do governo de António Costa. Foram reconduzidos Isabel Oneto, como secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, e Carlos Miguel na secretaria de Estado das Autarquias Locais. Ou seja, a reforma da descentralização será agora a ser negociada por Siza Vieira com os partidos parlamentares e com a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Rosa Lopes Monteiro é a nova secretária de Estado para a Igualdade e Artur Tavares Neves foi nomeado secretário de Estado da Proteção Civil.

José Artur Tavares Neves é o novo secretário de Estado da Protecção Civil, pasta que volta a ter esta denominação, no Ministério da Administração Interna, agora ocupado por Eduardo Cabrita, em substituição de Constança Urbano de Sousa, que se demitiu na quarta-feira. "No momento imediato teremos que encarar esse desígnio como o mais importante nesta altura, envolvendo autarcas". "Seguramente que iremos ajudar a resolver os problemas e a transmitir confiança ao país", insistiu.

Assistiram também à cerimónia a secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, o vice-presidente da bancada socialista Pedro Delgado Alves e o deputado e antigo secretário de Estado da Presidência Vitalino Canas. A novidade neste domínio é que esta Secretaria de Estado passa para a tutela da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e sai da esfera do ministro adjunto, onde estava com Cabrita.

Doutorou-se em Sociologia do Estado, Direito e Administração pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em 2011, tendo sido "aprovada com distinção e louvor por unanimidade", com uma dissertação intitulada "Feminismo de Estado em Portugal: mecanismos, estratégias, políticas e metamorfoses".

Ller este