Sofrer ataques é o custo por enfrentar modelo político corrupto — Janot

Sofrer ataques é o custo por enfrentar modelo político corrupto — Janot

Na segunda-feira (18/9) pela manhã tomará posse a nova PGR Raquel Dodge. "Entrego o cargo no próximo dia 17 com a convicção serena que militei até o último instante na defesa dos compromissos constitucionais assumidos há mais de 30 anos", disse o procurador.

Ele também disse que a Corte foi "firme" e "não se acovardou" diante das investigações e processos da Operação Lava Jato.

"Tenho sofrido nessa jornada, que não poucas vezes pareceu-me inglória, toda sorte de ataques. Resigno a meu destino, porque mesmo antes de começar, sabia exatamente que haveria um custo por enfrentar esse modelo político corrupto e promotor de corrupção, cimentado por anos de impunidade e de descaso", disse.

Apesar de mencionar os "ataques" sofridos durante o tempo em que ocupou o cargo, Janot fez questão de frisar que isso já se encontra "nos escombros do passado". Os mortos, então, deixai-os aos seus próprios cuidados.

- As páginas da história certamente vão revelar o lado que cada um escolheu para travar sua batalha pessoal nesse processo.

Ao longo dos últimos meses, o trabalho de Janot foi marcado principalmente pelas denúncias contra o presidente do Brasil e outros políticos a ele aliados, no âmbito da operação Lava Jato.

A Procuradoria-Geral da República do Brasil terá uma mudança na chefia na próxima segunda-feira, 18, com a troca de Rodrigo Janot por Raquel Dodge, escolhida pelo presidente Michel Temer a despeito de "derrota" na eleição interna do Ministério Público Federal. Disse que a transitoriedade dos mandatos é saudável para a democracia e significa que as instituições são maiores que as pessoas que as representam. Em julho, ela foi aprovada pelo plenário do Senado por 74 votos a 1 e uma abstenção. "Espero modestamente ter, como procurador-geral da República, honrado a tradição desta Casa e contribuído para fortalecer seu prestígio e engrandecer sua imagem perante a sociedade", finalizou.

Ller este