Restituição do IR: Consulta ao quarto lote será liberada na sexta-feira

Restituição do IR: Consulta ao quarto lote será liberada na sexta-feira

A Receita Federal informou que serão liberadas nesta sexta-feira (8), a partir das 9h, as consultas ao quarto lote do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2017.

No total, os lotes contemplam 18.631 contribuintes na região da Receita Federal de Taubaté, que abrange 30 municípios, totalizando R$ 20,748 milhões em recursos. O crédito bancário de 2,357 milhões de contribuintes vai ser liberado no dia 15 de setembro.

O contribuinte deverá acessar o portal da Receita ou ligar para o 146 para saber se teve a declaração liberada. O lote também inclui restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016. Caso encontre algo errado na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

É importante deixar claro que o aplicativo em si permite fazer a consulta às declarações do IRPF e também a situação cadastral do CPF do contribuinte. A restituição ficará disponível no banco durante um ano.

Tanto a pessoa física quanto a jurídica que pagou a uma outra pessoa física, retendo com isso, impostos sobre tal renda durante o ano de exercício do calendário, terão de prestar contas junto a Receita Federal.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível ainda acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento da Receita Federal.

Ller este