Polêmica | Procon multa HBO por exibição de filme impróprio Festa das Salsichas

Polêmica | Procon multa HBO por exibição de filme impróprio Festa das Salsichas

O filme é uma animação que tem sido exibida pelo canal fechado #HBO em horário diurno e sem a advertência apropriada que deve ser feita para que os telespectadores saibam que se trata de uma produção com conteúdos adultos.

De acordo com o jornal O Globo, houveram reclamações e denúncias, afirmando que o filme foi exibido em horários como 9h10min, 10h10min, 12h40min, 15h05min e 15h40min, além de ampla divulgação nas redes sociais da HBO na estreia, sem qualquer tipo de restrição.

O núcleo regional do Procon em Presidente Prudente solicitou informações sobre a programação da HBO após protestos de pais nas redes sociais.

É destacado que esse público é composto por consumidores hipervulneráveis, razão pela qual a exibição do filme "Festa da Salsicha" nos horários informados é totalmente inapropriada. Segundo o Procon, apesar do nome, o filme é considerado uma "animação pornográfica". A HBO se defende ao afirmar que segue os padrões de classificação etária do Brasil, que neste caso, classifica a animação apropriada para telespectadores a partir de 16 anos. Antes do início de cada programa, a rede exibe de forma clara a classificação do programa e alerta os espectadores sobre os tópicos abordados.

O filme conta a história de "Frank, uma salcicha que sonha em sair do supermercado em que vive. Só que a realidade lá fora não é o que espera".

A autarquia enfatizou que o produtor do DVD informa na capa do filme que ele não é apropriado para crianças.

A empresa pode recorrer da decisão. A HBO lembra ainda que as operadoras de cabo e satélite oferecem funcionalidades de bloqueio de acordo com as classificações de um programa, possibilitando aos pais o controle total sobre o que seus filhos assistem.

Ller este