Paris e Los Angeles recebem Jogos Olímpicos em 2024 e 2028

Paris e Los Angeles recebem Jogos Olímpicos em 2024 e 2028

Assim decidiu nesta quarta-feira o Comité Olímpico, que reuniu em Lima, no Peru.

É a terceira vez que a capital francesa vai receber os Jogos Olímpicos, cem anos depois de organizado a última edição (1924).

"Não há dúvida nenhuma", afirmou o presidente do COI, Thomas Bach, quando questionado sobre a realização dos Jogos de Inverno na Coreia do Sul.

Paris, que apresentou um orçamento de 6,8 bilhões de euros para os Jogos, havia sido derrotada nas tentativas passadas de receber as Olimpíadas de 1992, 2008 e 2012.

"Este é um momento maravilhoso para o povo de Paris e da França, e também do movimento olímpico", ressaltou Tony Estanguet, co-presidente da candidatura de Paris-2024, que depois lembrou: "Os Jogos estão vindo para Paris pela primeira vez em 100 anos e irão entregar uma fantástica celebração do esporte no coração de uma das maiores cidades do mundo".

O COI tinha decidido em Julho que iria anunciar as cidades-sede dos Jogos que se seguirão a Tóquio, Japão, que irão decorrer em 2020, em simultâneo, depois de quatro das seis candidatas iniciais se terem retirado da corrida devido à dimensão, custo e complexidade da organização do evento.

A entidade olímpica estava ansiosa para assegurar o futuro de seu principal evento depois que Boston, Budapeste, Roma e Hamburgo desistiram de suas candidaturas, temendo os altos custos e a oposição da população local.

Ller este