Homem é a primeira vítima mortal do furacão Irma na Flórida

Homem é a primeira vítima mortal do furacão Irma na Flórida

A cidade cubana fica a apenas 485 km de Miami.

Segundo informações da Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC/NOAA), Irma está associada a um centro de baixa pressão de 930hPa e ventos sustentados de 250 km/h, o que a classifica como categoria 4 na escala Saffir-Simpson. Na madrugada deste sábado (9), o fenômeno atingiu o norte de Cuba com fortes ventos, de cerca de 209km/h, e muita chuva. Carros de polícia circulavam pelas vias costeiras de West Palm Beach, repetindo a mensagem: "Atenção, atenção, esta é uma zona de evacuação obrigatória". Ao menos 6,3 milhões de moradores no Estado receberam ordem para deixar suas casas.

O Centro Nacional de Furacões prevê que o núcleo do furacão Irma provavelmente vai atingir diretamente a altamente povoada região de Tampa e St.Petesburg, também na Flórida, depois de passar pelas ilhas.

De acordo com a rede de TV americana CNN, pelo menos 24 pessoas foram mortas nas ilhas caribenhas, mas muitas delas ainda estão contabilizando os danos - enquanto tentam se preparar para outra grande tempestade, o furacão Jose.

Os meteorologistas do NHC preveem que Irma se fortaleça enquanto se afasta de Cuba, por isso poder se tornar de novo um "poderoso furacão à medida em que se aproxima da Flórida".

O chefe da FEMA acrescentou ainda que além da Florida, a "totalidade do sudeste dos Estados Unidos deve estar atenta", especialmente na Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul. "Todos os habitantes devem estar preparados para sair rapidamente", disse Scott em conferência de imprensa.O autarca do condado de Miami-Dade, na Florida, emitiu ordens de evacuação para mais de 650 mil pessoas.

Leia também: Irma: ilhas de Saint-Martin e de Barbuda estão quase totalmente destruídas, dizem autoridadesIrma é o furacão de categoria cinco de mais longa duração até hojeCom vento de 300 km/h, furacão Irma deixa devastação e pelo menos cinco mortos no CaribeIrma? A previsão é que o olho do furacão Irma chegue ao estado americano no início da tarde deste domingo.

No Golfo do México, o furacão Katia tocou terra já durante a noite de sexta-feira, a norte de Tecolutla, México, enfraquecendo para o estatuto de "tempestade tropical" e depois para "depressão tropical".

Ller este