Eis o carro do futuro da Jaguar Land Rover — Apenas um volante

Eis o carro do futuro da Jaguar Land Rover — Apenas um volante

A Jaguar Land Rover anunciou que passará a fabricar apenas carros eléctricos ou híbridos a partir de 2020, juntando-se assim à Volvo que, em Julho, anunciou que até 2019 vai deixar de produzir automóveis com motores exclusivamente a combustível. Na ocasião, a britânica irá apresentar um volante portátil.

Neste futuro imaginado pela Jaguar Land Rover, em que os condutores passarão a fazer parte daquilo que o fabricante britânico designa de "clube de veículos pedidos", aos "membros" bastará que comprem não a viatura, mas apenas e só o volante - o Sayer.

O Sayer é o primeiro volante de inteligência artificial (AI) ativado por voz que poderá realizar centenas de tarefas, descreve a Jaguar.

O exemplo dado é que, por exemplo, se você tiver programado ajudar um amigo ou amiga a se mudar, o volante inteligente chamará um caminhão. Os veículos serão elétricos, autônomos e conectados à mesma rede que o volante. Parece uma tecnologia distante, mas não é. O sócio poderia, então, escolher se deseja um carro exclusivo para si, ou se quer compartilhar veículos com os outros associados.

A peça terá sua primeira aparição global durante o Tech Fest, evento totalmente focado em tecnologia promovido pela Jaguar Land Rover e que começa na próxima quinta-feira, 7 de setembro, em Londres.

Ller este