Campanha de multivacinação segue até sexta-feira (22) no Alto Solimões

Campanha de multivacinação segue até sexta-feira (22) no Alto Solimões

A Campanha Nacional de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, para atualização das vacinas de crianças e adolescentes de até 15 anos, teve 1.538 doses aplicadas em Três Lagoas, segundo dados da Secretaria de Saúde do município. A campanha vai até a sexta-feira (22).

É fundamental que os pais ou responsáveis levem o documento de identificação da criança e a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há doses que necessitam ser aplicadas.

Para isso estão sendo oferecidos mais de dez tipos de vacinas, incluindo contra o HPV, meningogócica C, BCG, pentavalente, DTP infantil, contra poliomielite (VIP e VOP) e contra as hepatites A e B.

Seguindo a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o autônomo Antônio Francisco da Silva esteve no II Centro de Saúde, nesta segunda-feira (18), para imunizar o filho, Matheus Francisco da Silva. Para os adolescentes, agora é oferecido um reforço que pode ser administrado de 12 a 13 anos de idade. É necessário apresentar o cartão de vacinação.

O foco da campanha é incentivar os pais a atualizarem as cadernetas de vacinação dos filhos para interromper a cadeia de transmissão das doenças que podem ser evitadas com a imunização. O ministério ressalta que a proteção só acontece com o esquema completo após duas doses.

Segundo a secretária executiva de saúde, Maria Mônica, a procura foi intensa nesse sábado (16) em todas as unidades de saúde de Araruna.

Na Baixada Santista, sete cidades apresentaram um balanço com o total de crianças e adolescentes imunizados, foram mais de 10 mil pessoas vacinadas.

Ller este