Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes começa na próxima segunda (11)

Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes começa na próxima segunda (11)

Crianças e adolescentes nessa faixa etária precisam tomar 17 vacinas, incluindo: BCG, que protege contra a tuberculose; rotavírus; poliomielite, que protege contra a paralisia infantil; pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib), pneumocócica conjugada 10-valente, meningocócica conjugada C, febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola (SCR), influenza, varicela, hepatite A e HPV. "Sem a caderneta, não será possível verificarmos eventuais doses em atraso", acrescenta Lilian. Até ontem, Cubatão não havia definido os locais da vacinação.

Portanto, doses administradas em intervalos inoportunos ou com número de doses insuficientes podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação, uma vez que a proteção individual e coletiva passa a não ser alcançada e, com isso, as doenças que foram eliminadas podem retornar ou mesmo ter mudanças no seu comportamento epidemiológico, passando a acometer também adolescentes e adultos jovens.

Sobre a vacinação da pólio, que é uma das incluídas na estratégia, a SES informa que não ocorrerá de forma indiscriminada para todas crianças menores de 5 anos.

Os objetivos propostos também são defendidos pela chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Santos, Ana Paula Valeiras. A campanha se realizará no período de 11 a 22 de setembro, sendo 16 de setembro, o dia de divulgação e mobilização nacional. "Ou seja, de se regularizar o máximo que for possível as cadernetas de vacinação". Além dela, a criança necessita de outras duas doses de reforço, aos 15 meses e aos 4 anos de idade. "Por isso, é imprescindível a apresentação do documento na unidade de saúde". No próximo dia 16, os postos da Secretaria de Saúde do Recife abrirão das 8h às 17h.

Clique abaixo para ampliar o quadro com os locais da campanha de multivacinação.

Ller este