INSS começa a pagar primeira parcela do 13º nesta sexta (25)

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º nesta sexta (25)

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham até um salário mínimo e têm o cartão com dígito final 1 recebem nesta sexta-feira (25) a primeira parcela do 13º salário. O depósito será realizado junto a folha de pagamentos mensal do INSS.

O decreto presidencial que permitiu a antecipação de 50% do décimo terceiro para agosto foi publicado no fim de julho.

A Previdência Social estima que mais de 29,2 milhões de beneficiários receberão a primeira parcela do abono anual, que corresponde a 50% do valor do 13º e representa uma injeção extra na economia de pelo menos R$ 19,8 bilhões em agosto e setembro.

Previdência SocialTabela de Pagamentos dos Benefícios em 2017.

O advogado de Direito Previdenciário João Badari, sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados, observa que a segunda parcela será a diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios relativos ao mês de novembro. Somente em 2015, o pagamento foi adiado para setembro, por causa do ritmo fraco da economia e da queda da arrecadação.

Por isso, o 13º salário é um dinheiro que entra 'limpo' na conta do aposentado e do pensionista", diz."Por isso, a expectativa é de que boa parte desse dinheiro seja injetada no comércio da região. Em Arapongas, aposentados e pensionistas devem receber quase R$ 11,3 milhões. Já os assegurados que recebem por auxílio-doença, receberão o valor inferior a 50% pois o benefício é temporário.

Aqueles que estão em auxílio-doença também recebem a parcela. O segurado receberá, portanto, metade desse valor.

Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante.

Apenas os contemplados com amparo assistencial ao idoso e ao portador de deficiência não têm direito ao 13° porque se tratam de benefícios assistenciais. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício.

Ller este