China suspende importações de carvão e marisco da Coreia do Norte

China suspende importações de carvão e marisco da Coreia do Norte

O Ministério do Comércio chinês emitiu uma proibição, que entra em vigor a partir de terça-feira, a diversas importações da Coreia do Norte, incluindo carvão, minério de ferro, chumbo e seus concentrados e frutos do mar, em uma ação que está em linha com as sanções da ONU anunciadas este mês.

A visita de Dunford acontece num momento de excecional tensão entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos.

As ações globais reagiram nesta segunda-feira, já que os investidores se animaram com a retórica menos belicosa.

A aprovação da resolução foi duramente criticada pela Coreia do Norte, que assegurou em comunicado que Pequim "pagaria caro por isso". Só no ano passado absorveu 92 por cento dos produtos vendidos ao exterior pela metade setentrional da Península Coreana.

No sábado (12), o presidente da China, Xi Jinping, pediu ao chefe de Estado dos Estados Unidos, Donald Trump, contenha o tom das declarações e ações para evitar a escalada na tensão na Península Coreana, após vários dias com trocas de ameaças entre Washington e Pyongyang.

Trump criticou em várias ocasiões a China, o principal aliado da Coreia do Norte, por "não fazer nada" para resolver esse conflito, e Pyongyang também manifestou seu descontentamento com Pequim depois que o governo chinês decidiu apoiar as sanções econômicas contra o regime no Conselho de Segurança da ONU. "Sejam quais forem os altos e baixos que enfrentemos, a situação nuclear norte-coreana deve ser resolvida pacificamente", disse o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em uma reunião de rotina com conselheiros e assessores de primeiro escalão.

Da agenda do general norte-americano fazem ainda parte encontros com o homólogo sul-coreano, Lee Sun-jin, e com o ministro da Defesa daquele país asiático, Song Young-moo.

A deslocação visa "tranquilizar os aliados e melhorar os laços entre Forças Armadas num período complicado na região", garantiu o Pentágono.

Ller este