Morreu o ator Martin Landau

Morreu o ator Martin Landau

O actor norte-americano Martin Landau, conhecido pelo papel na série de sucesso Missão:Impossível, em que era o mestre do disfarce, e por filmes com Intriga Internacional, de Alfred Hitchcock, morreu aos 89 anos, depois de ter sido hospitalizado. O ator estava em hospital e sofreu complicações inesperadas, após ser internado por um mal-estar, disse Dick Guttman, seu relações públicas, em comunicado, neste domingo (16).

Nascido em Brooklyn (Nova Iorque) a 20 de junho de 1928, Landau trabalhou no design do New York Daily News antes de começar a carreira de ator.

Influenciado pela obra de Charlie Chaplin, fez a sua estreia na Broadway em 1957 e o primeiro papel importante no cinema chegou em 1959 com "North by Northwest" ("Intriga Internacional") de Hitchcock.

Posteriormente participou de "Cleópatra" (1963), com Elizabeth Taylor e Richard Burton e "A maior história jamais contada" (1965).

Será ainda recordado pelas interpretações em Tucker: O homem e o seu sonho, de Francis Ford Coppola, em 1988, e Crimes e Pecados, de Woody Allen, em 1989.

Na década de 70, Martin Landau e a mulher, Barbara Bain, brilharam na série de ficção científica "Espaço 1999". A interpretação de Bela Lugosi no filme de Tim Burton "Ed Wood" (1994), valeu-lhe o Óscar de Melhor Ator Secundário (1995). Seu mais recente trabalho foi como protagonista do longa "The last poker game", de Howard L. Weiner, que estreou em abril deste ano nos Estados Unidos, mas que não chegou a entrar em cartaz no Brasil.

Ller este